TRADERTRANQUILOTM

 

MONTANDO

UMA OPERAÇÃO


 

Ao montar uma operação, tudo que não queremos fazer é agir no calor do mercado. Não queremos agir pelo entusiasmo e nem pelo medo. Instintos... feelings...nem pensar. Lembre-se que quem é neurótico é o mercado, e não você.

 

Nada de planejar uma operação sob fortes emoções... Isso não dá certo.

 

Por isso, a primeira regra para montar uma operação é fazê-la SEMPRE quando o mercado está fechado. Dessa maneira, a chance de incorrer em decisões emocionais diminui bastante, e o tempo nessa situação está a seu favor.

 

A segunda regra é definir exatamente os critérios de compra, os pontos de entrada, pontos de saída, quanto poderá comprar e qual é o prejuízo máximo que poderá ocorrer. Escreva isso em um papel, leia, releia e garanta que você está confortável com todos os itens ali presentes. Não tente se enganar, principalmente quanto ao tamanho da posição que irá tomar.

 

A terceira regra é: NÃO HESITE! Uma vez montado o plano com critérios, não há porque hesitar em agir. Isso vale tanto para iniciar a operação como, e principalmente, para sair da operação.

 

 

NÃO FIQUE LOUCO

 

Ter acesso à informação é muito bom, mas saber utilizá-la é ainda melhor.

 

Nos tempos de hoje somos bombardeados com todo tipo de informação, que chegam pelos mais diversos meios de comunicação. É tanta informação que dá para passar o dia lendo, escutando, assistindo e especulando sobre os mais diversos temas. Porém, a imensa maioria dessa informação que nos é apresentada não é relevante. Apenas uma pequena parte irá realmente lhe ser útil.

 

Assim, é fundamental criarmos rotinas e filtros para não nos perdermos nesse mar de inutilidades. Selecionar as fontes de informação que lhe serão úteis é o primeiro passo para que você esteja no controle desse jogo... e para isso você precisa ser crítico.

 

Agora, transpondo essa situação para o universo do trader, temos a mesma armadilha estabelecida. Diariamente somos apresentados a jornais e análises diversas, barras de informação on-line, análise por candles, análise pela fase da lua e outras coisas mais... tudo conspirando para que você fique on-line durante todo o dia. Mas a pergunta é: você realmente precisa de tudo isso?

 

Passagem para a loucura...

 

Se sua periodicidade de operação for diária ou semanal, a resposta é CATEGORICAMENTE NÃO!

 

Uma das coisas mais interessantes nos métodos de Trend Following é permitir que você seja altamente produtivo sem para isso exigir que você se torne escravo do processo. É permitir que você ganhe consistentemente no mercado de ações sem exigir o sacrifício das suas outras atividades e relacionamentos. Para operar por tendências, não importa o que acontece ao longo do jogo, mas sim como ele termina. O gatilho para decisões é sempre dado a partir do fechamento da periodicidade.

 

Na vida o caminho é mais importante do que o destino, porém no mercado o destino é mais importante do que o caminho. Então, seja intenso na sua vida e frio no mercado, dedique todo o tempo a sua vida e apenas o necessário ao mercado.

 

Pense nisso, e nos próximos posts abordarei processos eficientes para que você possa planejar montar e acompanhar as suas operações de forma serena e objetiva. São pequenas regras, óbvias por sinal, mas que podem evitar que você seja tragado pelo mercado.