TRADERTRANQUILOTM


QUANDO PENSAR

POSITIVO NÃO FUNCIONA


 

Se você quer ser um seguidor de tendências eficiente, então você deve deixar o pensamento positivo fora das suas operações no mercado. E por quê?

 

Ao iniciar uma operação por Trend Following você não sabe quando ela irá terminar e nem quanto ela poderá render. A única variável conhecida em uma operação de tendência é o seu ponto de saída... o seu ponto de stop.

 

A partir do momento em que uma operação é iniciada, o único ponto que você tem que visualizar a todo instante é o ponto de saída. Você deve se acostumar com a idéia de que o ativo irá atingir o seu ponto de stop, e treinar mentalmente a finalização da operação. Sem hesitação, sem falsas esperanças, sem pensamento positivo.

 

A atitude de pensar positivo, tão útil e reconfortante em outros aspectos da vida, não irá funcionar se aplicada no curso da operação. Ao contrário, ela irá te trazer angústias a medida que o preço do ativo se aproximar do ponto de stop, e colocará em risco a sua determinação para o encerramento da operação.

 

Quem irá executar o stop na hora certa?

 

Guarde o pensamento positivo para outras ocasiões, e aqui tenha a certeza de que o ponto de stop será atingido. Você só não sabe quando.

 

 

HÁBITOS VENCEDORES E HÁBITOS PERDEDORES 

 

Existem uma série de características positivas e negativas que podem ser identificadas em um trader. Essa lista não tem fim! Mas nessa abordagem quantitativa, acredito ter explicitado aqueles que considero serem os mais cruciais.

 

Finalizando a nossa série sobre hábitos vencedores e hábitos perdedores de um trader, agora trago uma abordagem qualitativa dessa questão: De qual lado você quer ficar?

 

Os hábitos vencedores e perdedores são derivados, em última instância, de atitudes e posturas que trazemos das nossas vidas. Estar ciente disso é necessário para podermos nos policiar. Na vida, quando incorremos em atitudes negativas, muitas das vezes conseguimos oportunidade de nos corrigir. O mercado, infelizmente, não costuma dar uma segunda chance. Assim, tenha em mente que:

 

O mercado não é lugar para displicência e relaxamento. O mercado é lugar para DISCIPLINA.

O mercado não é lugar para arrogância. O mercado é lugar para HUMILDADE.

O mercado não é lugar para insegurança e medo. O mercado é lugar para DECISÃO.

O mercado não é lugar para ganância. O mercado é lugar para DESAPEGO.

O mercado não é lugar para vício. O mercado é lugar para EQUILÍBRIO.

 

Por estes motivos é que ao trilharmos o caminho para ter sucesso no mercado, iremos também trilhar o caminho para uma vida melhor... Não apenas no sentido material, mas também no sentido comportamental.

 

Vamos apresentar um enumerado de características que podem ser atribuídas aos Vencedores e aos Perdedores do jogo de soma-zero que é o mercado de capitais. As características aqui apresentadas foram extraídas a partir da leitura de livros e artigos relacionados ao comportamental do investidor. De qual lado você quer ficar?

 

De antemão, digo que não devemos ficar desanimados se por acaso nos enxergarmos em alguma das características perdedoras. Se isso ocorrer, tome isso como uma oportunidade de conscientização e melhoria dos seus hábitos de operação. Não se preocupe em ser perfeito, mas procure melhorar sempre.

 

1) Os Vencedores acreditam que sua prioridade primeira é preservação do capital. Os Perdedores têm como único objetivo "ganhar muito dinheiro e muito rápido".

 

2) Os Vencedores são avessos a riscos, buscando sempre uma forma de gerenciá-lo e mantê-lo sob controle. Os Perdedores acreditam que só é possível obter grandes lucros assumindo grandes riscos.

 

3) Os Vencedores desenvolvem a sua filosofia de investimento, adaptando conceitos e métodos a sua personalidade. Os Perdedores desconhecem o que quer dizer filosofia de investimento e, por conseqüência, não possuem estratégia clara e bem definida de atuação.

 

4) Os Vencedores recusam-se a fazer investimentos que não atendam a seus critérios. Os Perdedores não têm critérios de seleção de investimentos.

 

5) Os Vencedores, quando não conseguem encontrar um investimento que esteja de acordo com os seus critérios, têm paciência para esperar o tempo necessário até que uma próxima oportunidade se apresente. Os Perdedores sentem que têm que estar no mercado o tempo todo.

 

6) Os Vencedores agem imediatamente ao tomar uma decisão. Os Perdedores adiam as decisões.

 

7) Os Vencedores seguem seus sistemas religiosamente. Os Perdedores vivem fazendo "emendas" ao seu sistema (isso quando têm um), e constantemente trocam os critérios por "metas" para justificar suas ações.

 

8) Os Vencedores têm consciência de que podem falhar, e corrigem os erros no momento em que eles se tornam evidentes, evitando grandes perdas. Os Perdedores mantêm operações equivocadas na esperança de diminuir o prejuízo, o que provoca enormes perdas.

 

9) Os Vencedores quase nunca falam sobre o que estão fazendo em termos de investimentos, e não buscam confirmação de suas ações nas opiniões alheias. Os Perdedores estão sempre falando sobre seus investimentos atuais, "testando" suas decisões em relação às opiniões dos outros.

 

10) Os Vencedores melhoram o seu desempenho com o tempo, em função da sua preparação e da experiência adquirida. Os Perdedores não têm consciência de que é necessário se preparar, não aprendem com a experiência e tendem a cometer sempre os mesmos erros.

 

 

OS ATORES DO JOGO DE SOMA-ZERO

 

Mercado de Capitais é um jogo de soma-zero quando considerado estritamente em relação à transferência de capital. Nenhum ator deste jogo pode obter ganhos sem que um outro ator acumule perdas. Neste ambiente encontramos diferentes atores, cada um com uma motivação diferente, porém sempre com o ideal de obter benefícios deste mercado. Os benefícios podem ser aumento de capital, diversificação ou simplesmente o prazer de jogar (sim, muitos vêem o mercado de capitais como um grande cassino), dentre outros mais.

 

Não leve a mal, mas se eu ganhar, você perde.

 

Dessa forma, podemos distinguir três diferentes grupos de atores: os Vencedores, os Utilitaristas e os Perdedores.

 

Os Vencedores operam motivados pelo lucro. Os Utilitaristas operam para diversificar e garantir uma exposição mais balanceada de suas carteiras. Os Perdedores... bem, estes operam na ESPERANÇA de obter lucro (mas por uma série de razões essa expectativa nunca é realizada).

 

Relativamente, os atores Vencedores determinam os preços dos ativos e provêem boa parte da liquidez dos mercados. Enquanto isso, os Utilitaristas e os Perdedores trazem ao mercado as condições necessárias para a atuação dos Vencedores.

 

É claro, todos nós queremos fazer parte do grupo dos Vencedores. Com o intuito de auxiliar os leitores a trilharem esse caminho, este Blog tem buscado apresentar informações e metodologias vencedoras. Porém, vimos também a necessidade de caracterizar explicitamente os atores desta peça.