TRADERTRANQUILOTM


O QUE UM TRADER TRANQUILO QUER?

 


     "O que um TraderTranquilo quer mesmo é ter ganhos consistentes e repetidos. Ganhar mais do que perder, quando perder ser maduro para perder pouco, quando ganhar ser inteligente e arrojado para deixar o lucro crescer".

  

Os tranquilo-traders estão tranquilos, pois:

                 

1) Os Tranquilo-Traders, só operam os gráficos semanais, só operam no mercado à vista, só operam a favor da tendência de alta, não fazem lançamentos cobertos, não operam opções, não operam alavancados, não operam vendidos, não fazem previsões de preços, não fazem nada de arriscado nos mercados e trabalham com a hipótese de que não tem menor idéia de como o mercado irá se comportar, por isso decidiram seguir tendências, pois estão tranquilos...

  

2) Os Tranquilo-Traders não levam em consideração as notícias, as dicas dos amigos, dos economistas de plantão, dos operadores de mesa, dos gurus, dos gestores de fundos, das análises dos bancos de investimento, dos relatórios das corretoras etc... Eles só confiam na sua filosofia de investimento e no seu setup, pois estão tranquilos...

  

3) Os Tranquilo-Traders não ficam tristes com as eventuais pequenas perdas, nem felizes ou eufóricos com seus grandes ganhos no mercado, pois consideram naturais os grandes movimentos do mercado e a sua conseqüência na curva de capital, pois estão tranquilos...

   

4) Os Tranquilo-Traders dividem seu capital operável entre 6 a 10 papéis, pois não querem ficar emocionalmente envolvidos nos trades, pois estão tranquilos...

    

5) Os Tranquilo-Traders não brigam com o mercado e sua estratégia, então se o setup deu venda ele vende... Se o setup deu compra ele compra, pois estão tranquilos...

    

6) Os Traqnuilo-Traders que trabalham e mesmo aqueles que não fazem nada (no meu caso), não ficam pensando em outra maneira de ganhar mais dinheiro no mercado, pois estão tranquilos...

   

7) Os Tranquilo-Traders são sistemáticos, seus resultados vem de sucessivos trades do mesmo setup nos mesmos papéis ano após ano, pois estão tranquilos...

   

8) Os Tranquilo-Traders nunca colocam a cotação atual do papel na sua planilha de acompanhamento dos trades, eles colocam a cotação do HILO de venda, e toda a segunda feira ele vai atualizando estas cotações, neste caso o seu patrimônio em ações é dado pelo HILO de venda e não pela cotação atual do papel. Isso gera muito menos stress e muito mais tranqüilidade, pois você não ficará exposto emocionalmente a volatilidade do dia a dia, pois estará tranqüilo...

   

9) Os Tranquilo-Traders tem uma relação amistosa e madura com o dinheiro, e estão convencidos que as aplicações em bolsa de valores são a maneira mais fácil e simples de aumentar seu patrimônio. Se você quer auferir rendimentos mensais na bolsa (salário bolsa) então esqueça este livro e vá trabalhar!

 

 

MINHA OPINIÃO SOBRE AS CORRETORAS E GESTORAS

 

Ontem recebi um relatório de uma gestora de Fundos, e entre as informações ali presentes me chamou a atenção a seguinte colocação:

 

"As quedas das últimas semanas representam especulações, é interessante notarmos que o cenário negativo do mercado tem ofuscado os resultados positivos das empresas, em sua maioria os resultados divulgados vieram fortes e acima as expectativas dos analistas, o que reforça a recuperação da nossa economia e a expectativa de um PIB para 2010 maior que 5%. Nossa recomendação: APROVEITAR A QUEDA MOMENTANEA E AUMENTAR A EXPOSIÇÃO EM AÇÕES." Conselho assim eu dispenso.

 

Ora, todos sabemos que Fundos devem evitar movimentos de retirada por parte de seus participantes, pois esses movimentos, se feitos em larga escala, comprometem possíveis estratégias traçadas pelos gestores e, conseqüentemente, pioram o resultado dos Fundos.

 

Mas daí a indicar o aumento de exposição em ações em um momento em que a incerteza está além do normal é jogar contra o interesse do cliente. Apesar de competentes, mensagens como essa em nada contribuem para a credibilidade da instituição.

 

Por essas e outras é que ter uma metodologia que te permite ver com os próprios olhos a situação do mercado é fundamental para conduzir seus investimentos de forma consciente. Olho vivo!

 

 

MINHA OPINIÃO SOBRE OS ANALISTAS

 

Colhendo algumas impressões sobre o estado corrente do mercado, notam-se divergências crescentes. Uns dizendo que está tudo muito caro, e que uma realização forte faz-se necessária. Outros confiantes de que o topo histórico será rompido, com a bolsa abrindo caminho para uma valorização mais ampla. Enfim, se olharmos o conjunto da obra, nos parecerá mais um grupo de baratas tontas, cada uma apontando um rumo.

 

Para onde vai o mercado?

 

Ler tais análises subjetivas não faz mal, mas basear suas decisões de compra e venda nessas análises é que faz MUITO mal. Como comentei no fechamento da semana, o cenário está armado para que ocorra um rompimento, mas essa visão não influencia em nada nas minhas decisões de compra e venda. Não deixo essa visão se transformar em um jogo de certo contra errado, isto é, não entro em túneis.

 

Para quem segue tendências, o único sinal que importa é o do sistema adotado. Como falado em posts anteriores, o sistema é o seu "EU RACIONAL". Ignorá-lo ou tentar fazer emendas a ele pode custar muito caro.

 

Não se antecipe. Você não pode prever o próximo movimento do mercado. Quando o papel entrar em tendência (seja de alta ou de baixa), o seu sistema dirá. Então aja. Sem hesitação.

 

 

MINHA OPINIÃO SOBRE GURUS

 

Originariamente, a palavra "Guru" vem do oriente e é designada para identificar os sábios, professores, pessoas que possuem conhecimento capaz de clarear a mente das pessoas. Uma designação bastante nobre, portanto.

 

No Ocidente, porém, conseguimos dar um novo significado ao termo. Significado este longe de ser nobre. Em uma sociedade em que tudo é instantâneo, depois do fast food, fast isso e fast aquilo, presenciamos também o fenômeno do "Fast Guru". Basta uma teoria que faça um pouco de sentido que já elegemos o sujeito como um guru da área. E com o tempo, muitos destes "Fast Gurus" se transformam em "Falsos Gurus".

 

No campo das finanças não é diferente. Basta uma previsão certa para acreditarmos em tudo que vem a seguir. E como a nossa memória é seletiva, temos a clara tendência de lembrarmos apenas das previsões acertadas, e esquecermos de todas as demais que deram n'água.

 

Mas ainda bem que nem todos são assim, e que existem um bando de céticos entre nós! Um site se deu o trabalho de rastrear e medir o "Índice de Acerto" de vários analistas tidos como gurus. O resultado: você estaria melhor jogando "cara e coroa" com uma moeda de estimação.

 

No fundo isso reforça a questão que Trend Following nos coloca todos os dias: previsões nos mercados financeiros não têm muito valor. Mudam como o vento, e portanto não servem como referência. E então: Você acredita em gurus?