TRADERTRANQUILOTM

 

SOBRE AMORES, ROMPIMENTOS

E DESILUSÕES DE UM TRADER

 

 

"Sair de um investimento é tão difícil quanto acabar um relacionamento", diz Michael Covel

 

SÃO PAULO - "Todo bom investidor deve saber a forma e a hora certa de sair de um investimento". A afirmação é do autor do livro Trend Following: How Great Traders Make Millions in Up or Down Markets, Michael Covel.

 

"A coisa mais importante que aprendi com os grandes traders que entrevistei para o meu livro foi que devemos saber quando sair de uma posição, porque em investimentos, muitas vezes, ganha mais quem perde menos. Porém essa não é tarefa fácil. Pelo contrário, é uma decisão muitas vezes difícil e tortuosa", afirma.

 

Investimentos x Relacionamentos

 

Para Covel a dificuldade de se sair de um investimento é bastante semelhante ao momento de terminar um relacionamento. "Você fica naquele impasse: será que se eu insistir mais um pouquinho não vai valer a pena? E se eu desistir agora e me arrepender no futuro?", explica.

 

E completa:

 

"É comum você ficar pensando em quanto lucro aquele investimento já lhe deu, assim como pensa em quanta felicidade aquele relacionamento já lhe trouxe. Porém, esses bons momentos vividos no passado podem mascarar as perdas que você tem no presente. É preciso ser bastante racional nesses momentos, e não deixar que as emoções dominem sua decisão de sair ou de terminar algo".

 

Riscos

 

E quando o assunto são os riscos, também é possível comparar investimentos e relacionamentos. "Quando você começa um namoro tudo é maravilhoso, e muitas vezes esquecemos de avaliar o risco de tanta entrega. Às vezes nem conhecemos direito o outro e já assumimos um compromisso sério. Com investimento é a mesma coisa. Basta um papel apresentar um bom desempenho durante um curto espaço de tempo para muitos investidores entrarem de cabeça, sem nem conhecer muito bem a empresa a qual os papéis pertencem, sem calcular os riscos reais que aquele investimento pode trazer ao orçamento".

 

O autor conta ainda que, conhecer bem o investimento em que está entrando e calcular friamente os riscos que se corre - para então poder decidir se está ou não está disposto a enfrentá-los - são duas outras grandes lições que aprendeu com os grandes traders.