TRADERTRANQUILOTM


SEGUINDO

AS TENDÊNCIAS

 

 

Eu não tenho idéia para onde está indo o mercado. Vai subir? Vai Cair? Eu simplesmente não sei! E um dos melhores insights que um trader pode ter é a percepção de que você não precisa saber o futuro dos mercados para planejar e executar suas operações.
 

Quando nos preocupamos em saber para onde vão os mercados estamos, na verdade, dando demasiada atenção a uma variável sobre a qual não temos a menor condição de controlar ou influir.

Apoiar suas decisões de operação no movimento futuro é ser passageiro, e não condutor.


Além, quando você apóia o racional do seu plano de operação na previsão do movimento futuro do mercado você, por conseqüência, "tomou um lado". E ao fazer isso, vai ser mais difícil perceber e aceitar um movimento contrário a sua previsão, porque fazendo isso você estaria assumindo que estava errado, pois o "seu lado" não foi vencedor.


Por outro lado, admitir que "você não tem idéia" sobre o movimento futuro é uma atitude INTELIGENTE e LIBERTADORA! Inteligente porque te direciona a investir o seu tempo sobre variáveis que estão sobre o seu controle, como identificação dos sinais de entrada e saída e ações de acompanhamento.

Libertadora porque admitir essa limitação faz com que você não mais seja um torcedor, mas sim um observador objetivo dos fatos, com ações bem claras para executar de acordo com o desenrolar da situação.


O colocado acima é uma premissa para toda a metodologia de Trend Following, mas deveria ser uma premissa para todas as metodologias de operação. Isso porque nenhuma delas é capaz de prever os movimentos futuros!


Mas como gostamos de brincar de deuses, o que mais se vê por aí são analistas e gurus anunciando o futuro e se tornando mais um "passageiro da agonia". Anunciam a alta do dólar desde o valor de R$ 1,90 e o dólar cai. Anunciam a queda estrondosa do IBOV desde o início de 2010 e nesse tempo algumas ações geraram tendências espetaculares. Anunciam queda do petróleo e o petróleo sobe.


Repetem o mantra acima por tempos a fio, e como os mercados são cíclicos um dia a realidade se encaixa na previsão anunciada, retirando momentaneamente do ridículo os autores das previsões. Mas não se engane: as previsões SÃO RIDÍCULAS e te roubam a autonomia das ações.

 


Inserção recentemente publicada no site do Michael Covel:

 

“The market is always right and price is the only reality in trading. If you want to make money in any market, you need to mirror what the market is doing. If the market is going down and you are long, the market is right and you are wrong. If the market is going up and you are short, the market is right and you are wrong. Other things being equal, the longer you stay right with the market, the more money you will make. The longer you stay wrong with the market, the more money you will lose.”

 

Em uma tradução livre: "O mercado está sempre certo e o preço é a única coisa "real" nas negociações. Se você quer ganhar dinheiro nos mercados, você precisa estar em sintonia com os movimentos que ele está fazendo. Se o mercado está em queda e você está comprado, o mercado está certo e você está errado. Se o mercado está em alta e você está vendido, o mercado está certo e você está errado. Dentro da normalidade, quanto mais tempo você passar em sintonia com o mercado, mais ganhos você terá. Quanto mais tempo você passar "brigando" com o mercado, mais perdas você terá"

 

Simples e claro assim. E pensando dessa maneira, faz todo o sentido buscarmos ferramentas e métodos que busquem alinhar os nossos movimentos com os do mercado, e não ferramentas que nos coloquem em condição de disputa com o mercado, forçando uma situação. Sempre que entramos em disputa com os mercados, ele parece nos dizer "Não adianta empurrar. empurrado eu não vou!". E na maioria das vezes a corda arrebenta para o lado mais fraco, isto é, para o seu lado.
 

Trend Following como metodologia apresenta diversos pontos positivos, pontos estes que a transformam em uma excelente forma para obter remunerações de capital a taxas altamente atrativas. Ao longo deste processo de apresentação do Trend Following abordamos e discutimos vários destes aspectos, sempre traduzindo para o mundo real as vantagens teóricas do processo.
 

Dando seqüência a esse caminho, trazemos agora uma visão sobre como o Trend Following se relaciona com os ciclos de mercado, explicitando assim um dos principais, senão o principal, motivo que faz do Trend Following uma das metodologias mais bem sucedidas na operação dos mercados: a capacidade de identificar ótimos pontos de entrada e saída.

 

Nosso ponto de partida é o ciclo tradicional de um movimento de mercado. Esse ciclo consiste basicamente de:
 


1) Fase da Dissimulação: Nessa fase os ativos encontram-se subavaliados, e não chamam a atenção de boa parte dos investidores/especuladores. E é sob essas condições que o "Smart Money" começa a se posicionar, dissimulando os seus reais movimentos e preparando para gerar os gatilhos que darão início ao próximo movimento de tendência. E é importante saber: o "Smart Money" não segue a tendência, ele CRIA a tendência.

 

 

2) Fase da Percepção: Nessa fase o ativo deixa o estágio de subavaliação, chamando a atenção dos investidores institucionais, mas ainda distantes da atenção da massa. Consolida-se a fase de retomada da curva ascendente, mas ainda sob efeitos de "bear traps" típicos de processos de posicionamento de grandes quantias no mercado.

 

 

3) Fase da Moda: Também conhecida com a "exuberância irracional", com preços atingindo valores "nunca antes vistos nesse país". Nessa fase nós temos a venda de convites para a grande massa. Aqui o "Smart Money" e os Institucionais já se prepararam para a festa, já se encontram no salão e estão apenas a espera dos convidados para a dança. De início chegam os antenados no mercado, e com tempo as portas vão sendo abertas para qualquer um que ouse dar uma olhadela no salão. Comida e bebida farta e à vontade, um carnaval que parece não ter fim. E enquanto a grande parte se embriaga, aqueles que montaram a festa vão saindo à francesa...


 

4) Fase do Estouro: A festa já acabou, mas você está muito embriagado para perceber. Insiste em permanecer no salão, na esperança de que o DJ volte a tocar. Mas ele não vai tocar... O barulho e a movimentação que virá em seqüência não será de música, mas sim de ambulâncias recolhendo os feridos (última chance para você sair do salão). Alguns sairão, outros não. O desespero virá em seguida.
 

Isso ocorre desde que o mundo é mundo. Trend Following compreendeu essa movimentação, tornando-se uma forma altamente eficiente para que o investidor que não faz parte do "mainstream" possa aproveitar bem essa festa. E como isso é feito?


A eficiência do Trend Following vem de algumas premissas, sendo as principais:


Não ser preditivo, mas sim reativo. Assumir que somos incapazes de prever os movimentos daqueles que criam a tendência nos faz sermos excelentes na capacidade de identificar os movimentos destes.

Ignorar qualquer coisa que não seja a movimentação dos preços. A movimentação dos preços é onde residem as digitais das ações dos formadores de mercado. É ali que nós temos que nos concentrar, sendo todo o restante considerado ruído e dissimulação.


A figura a seguir apresenta as fases do ciclo de mercado, e aponta o que um bom sistema de Trend Following pode fazer por você. Olhe bem essa figura, e compare com os movimentos de tendência já identificados, sejam eles recentes ou não. Olhe bem criticamente, e então decida qual é o papel que você quer desempenhar no salão.

 

A tendência nos mercados financeiros tem sido forte nos últimos 100 anos. Mas será que os mercados estão realmente diferentes hoje em dia?
 

Os estudos mostram que o número de tendências nos mercados de câmbio, commodities agrícolas, títulos, metais, energia e ações entre 1970, 1980 e 1990, são as mesmas de hoje em dia. Essas tendências sempre foram e continuarão a ser randômicas por natureza e totalmente imprevisíveis. Desta forma o segredo do Trend Following esta em ser reativo ao mercado e aos seus movimentos e jamais tentar prever a direção dos preços que são imprevisíveis.